Home Quem Somos Adoção Adotados Apadrinhamento Como Ajudar Fale Conosco
Notícias

Saiba porque os gatos lambem pessoas e objetos

Coruja e gato que são 'amigos' viram atração em café de Osaka; veja fotos

Assistir a vídeos de gatos na internet pode aliviar ansiedade, diz estudo

Saiba porque os gatos lambem pessoas e objetos



Você tem um gatinho que, além de se lamber para manter sua higiene, lambe você e/ou outras pessoas da casa e até objetos? Veja na matéria abaixo, dicas importantes para observar se isso é normal ou pode indicar algum distúrbio no seu gatinho:

Às vezes, o gato lambe o seu tutor como uma mãe gato lambe os seus filhotes, demonstrando cuidado e afeto. Outras vezes, ele o lambe da mesma forma que ele lambe outros gatos para marcar território. E, dependendo do cenário, ele lambe até para mostrar que o tutor é um grande amigo.

Analisando como e quando o gato lambe seu tutor, é possível determinar o que ele está querendo comunicar.

Gatos lambem os seus tutores para construir e fortalecer laços sociais

Desde pequenos, os gatos são acostumados com lambidas, já que, ainda filhotes, são lambidos todos os dias pelas mães. Com isso, eles começam a explorar o mundo através da sua língua, e a higiene das lambidas é interpretada por eles como um sinal de carinho e proteção.

Ao lamber o tutor, o felino envia sinais de que está aceitando a relação e que o tutor pode interagir socialmente com ele, assim como eles também fazem com outros animais.

Às vezes, o gostinho do tutor é tão bom que o gato não consegue resistir

Gatos gostam de comidas salgadas e são atraídos pelo suor do tutor. É costume, por exemplo, muitos gatos lamberem seus tutores após estes voltarem da academia ou de uma corrida no parque.

Além do suor, loções hidrantes e sabonetes também atraem lambidas desses felinos. Isso pode explicar por que vários gatos lambem os seus tutores assim que os donos saem do banho.

Em alguns casos, lamber o tutor significa dizer, “você é meu”.

Marcar território com o xixi não é o único jeito de o gato mostrar o que pertence a ele; muitos fazem isso com lambidas, já que a saliva do gato possui partículas de odor.

Em vários casos, esse tipo de comportamento é aprendido com a mãe, que lambe os filhotes toda vez que ela os vê, de forma a deixar o seu cheiro neles.

É possível que esse comportamento se torne compulsivo, principalmente em casos que o gato se recusa parar e não se distrai com outras coisas. Nos casos em que o gato adquire o comportamento de lamber os seus tutores excessivamente, ele pode estar sinalizando alguma mudança em sua saúde. Por esse motivo, é importante encaminhá-lo a um veterinário.

Quando o gato te lambe e pede carinho, ele está gritando “eu te amo”!

Na maioria das vezes, o gato lambe seus tutores para demonstrar o quão protegido e confortável ele se sente com sua presença.

Nesse caso, ele conecta o banho de língua no tutor com os banhos de proteção que ganhava de sua mãe quando filhote, já que manter a higiene por lambidas é a maior demonstração de carinho dos felinos.

Gatos que lambem seus tutores e outros objetos da casa podem estar demonstrando estresse

Em casos extremos de ansiedade, os gatos lambem seus tutores para confortar-se do estresse que sentem. Eles também podem lamber, com frequência tecidos e plásticos.

Nesses casos, eles lambem os tutores não para demonstrar afeto, mas sim para se acalmarem. Gatos que foram tirados da mãe muito cedo tendem a lamber e chupar os dedos dos seus tutores quando filhotes para se acalmarem. Em diversos casos, esse comportamento continua quando o gato é adulto.

Como fazer o gato parar de lamber as pessoas?

Se as lambidas se tornarem muito intensas e fugirem do controle, talvez seja o momento de distrair o gato e ensiná-lo a não lamber.

Procure redirecionar a atenção do gato para alguns brinquedos, quando ele for te lamber. Brinquedos com catnip costumam ajudar nesse processo. Quando o gato brincar, ofereça petiscos ou carinho a ele. Porém, quando ele te lamber, simplesmente o ignore. Logo, ele buscará outras formas de te pedir e demonstrar carinho.

Treinar um gato que está acostumado a lamber a parar esse comportamento não é uma tarefa fácil, mas, com paciência, é possível. Nunca bata no animal ou empurre-o quando ele te lamber, pois, além de não ajudar a parar as lambidas, ainda pode estressar o animal.

Fonte: Anda Jor
Link: http://www.anda.jor.br/01/04/2014/significa-gato-lambe

» Home
» Quem somos
» Adoção
» Adotados
» Apadrinhamento
» Como ajudar
» Fale conosco
» Afofagato
» Eventos
» Prestação de contas
» Publicidade
» Doações
» Voluntários
» Parceiros
  Cadastre-se para ficar por dentro das novidades, agenda de eventos e muito mais.
Nome

E-mail


 
Desenvolvido por Caftech